NOTÍCIAS

NOTÍCIAS DO ANO DE 2011

PRIMEIRA REUNIÃO ADMINISTRATIVA DO GOB/RN DA GESTÃO 2011-2015

Está prevista para este 30 de julho de 2011 a primeira reunião adminsitrativa do GOB/RN, que se realizará no templo da Loja Jerônimo Rosado do Oriente de Mossoró. Segundo o Grão-Mestre, Miguel Rogério de Melo Gurgel, está previsto a presença de todos os veneráveis mestres jurisdicionados ao GOB/RN.
A reunião terá início às 08:00h.

INICIAÇÃO DE PROFANOS

Nesta dia 9 de julho, a partir das 18:30 horas, a Loj.'. Maç.'. JERÔNIMO ROSADO estará iniciando dois profanos. Trata-se dos neofítos Francisco Ricardo dos Santos Filho e de Divanir da Silva Costa. A Loj.'. através de seu Ven.'. M.'. José Gilberto Carvalho, convida toda comunidade maçonica do Or.'. de Mossoró e cidades vizinhas para participar da sessão Magna de Iniciação que se realizar-se-a no Templo da Loja na Rua Inácio Vale, n. 600, Planalto 13 de Maio - Mossoró/RN. Depois da sessão será servido um coquitel aos convidados, acompanhado com música ao vivo.

POSSE DO VENERÁVEL MESTRE DA LOJA MAÇONICA JERÔNIMO ROSADO
veneravel-reduzida2.jpg

Aconteceu neste último dia 2 de junho de 2011, no templo da Loja Maçonica Jerônimo Rosado, a instação e posse do Ir,', JOSÉ GILBERTO CARVALHO, que dirigirá os destinos daquela oficina no biênio 2011/2013. A sessão de instação foi bastante concorrida e contou com a presença de todos os Veneráveis das Lojas Maçonicas do Or.'. de Mossoró, e mais de uma centena de IIr.'. das várias potencias existentes no Or.'. de Mossoró. Na nesma oportunidade também foi dado posse a Diretoria da Faternidade Feminina Francisca Vasconcelos. Aberta a sessão, esta possou a ser mais concorrida, com a presença de amigos e familiares, onde pode-se contar com a participação de pelo menos 300 pessoas. Na opotunidade discussaram o Venerável empossado a Presidente da Fraternidade senha Veridiana Jales de Carvalho, o ex-Venerável, o Grão-Mestre do GOB/RN, presente e outras autoridades.

NOTÍCIAS DO ANO DE 2009

INSTALAÇÃO E POSSE DE NOVOS VENERÁVEIS

Ocorreu no último dia 06/06 do corrente ano, as 18 hs, no Templo da Loja Jerônimo Rosado,a instalação e posse dos novos veneráveis irmão Sebastião Jales de Lira, da Loja Jerônimo Rosado e irmão Adauto Cesar Vasconcelos da Silva, da Loja Sebastião Vasconcelos dos Santos.A sessão foi uma das mais concorridas.Após a posse foi servido um coquetel aos presentes. Ficou decidido ainda que a posse dos demais membros eleitos, ocorrerá na próxima sessão, dia 18 de maio de 2009.

POSSE DOS OFICIAIS E DIGNIDADES DA LOJA

Dia 18 de maio, conforme programado, ocorreu a sessão de posse da nova diretoria da Loja Jerônimo Rosado, bem como, a nomeação e investidura de todas as dignidades que passarão a fazer parte daquela oficina.

A Sessão de posse da diretoria contou com a participação 32 maçons, sendo trinta do quadro e dois visitantes. Após a nomeação foi servido o tradicional jantar na área de laser da Loja.

COMEMORAÇÃO AO DIA SÃO JOÃO.

Sábado, dia 20 de junho, como já havia sido programado, ocorreu a noite em homenagem a São João. O evento foi promovido, conjuntamente, pelas Lojas Jerônimo Rosado e Sebastião Vasconcelos, e os respectivos clubes de samaritanas.

fot.vc
Em pé, Sebastião Jales, ladeado pelos casais Irmão Elder Heronildes/Zélia Macêdo Heronildes e Edvaldo/Glória

Foi uma noite alegre, divertida, onde todos poderam saborear várias comidas típicas do período junino, tais como: Canjica, pamonha, milho verde, arroz de leite, paçoca, mongonzá, algodão doce, pipoca, espetinhos, etc etc.

fot.ae

Irmão Antônio Andrade e Leide

fot.ds

Irmão Diniz Rocha e Salizete e o Irmão Luiz Soares

Ressalte-se que as samaritanas foram fundamentais para que tivéssemos brilho no evento, eis que elas que trouxeram todas as comidas acima mencionadas, enquanto as Lojas envolvidas no evento se encarregaram em relação as bebidas e contratação da música que animou a todos.

fot.sa

Samaritanas, Veridiana, Lúcia Helena, Ionildes e Goretti Filgueira

fot.ja

Irmãos José Alves/Linete e Luiz Mota/Fransquinha

fot.jg
Irs.: Antônio Andrade Júnior e Giovane Andrade.

No final do evento, a grande maioria dos presentes participaram de uma quadrilha junina improvisada, que foi "puxada" por um convidado especial, o Sr. Luiz Portela, que animou a todos com muita irreverência.

fot.sj
Quadriha Improvisada.

PROGRAMAÇÃO DO MÊS DE JULHO 2009.

A Loja Maçônica Jerônimo Rosado já deu início aos preparativos da tradicional feijoada por ela realizada anualmente. O dia escolhido foi 26 de julho (domingo). Haverá, durante o evento, o sorteio de um Aparelho de TV 20 Polegadas entre os participantes. O Preço da Feijoada será de R$ 5,00 (cinco reais) o bilhete, e terá início a partir das 11:30hs.
Para celebrar o encontro com todos os irmãos Maçons de Mossoró e demais convidados (parentes e amigos), haverá música ao vivo durante todo o decorrer do evento.
Para garantirmos o sucesso do evento, será de fundamental importância a participação de todos os irmãos.
Aguardemos, pois.
Traremos mais notícias sobre o evento, oportunamente.

FEIJOADA MAÇONICA DA LOJA JERÔNIMO ROSADO - UMA TRADIÇÃO QUE SE CONSAGRA.

Ocorreu neste dia 26 de julho, conforme anunciado, a tradicional feijoada maçonica da Loja Jerônimo Rosado.
O público presente, entre maçons da loja, maçons visitantes, familiares e convidados em geral, superou a expectativa, coroando de êxito o evento.
Com muita animação, a feijoada se transformou numa tarde de muita alegria e confraternização entre todos os maçons de Mossoró, familiares e amigos. A nossa área de lazer permaneceu literalmente lotada o tempo todo. O empenho do clube de samaritanas foi fundamental para o sucesso alcançado.
Os presentes puderam, além da Feijoada e a cerveja bem gelada, se deliciar com diversos itens que foram inseridos no cardápio, tais como: espetinhos, picolé, algodão doce, trufas, além do banho de piscina e um brinquedo destinado ao nosso públco infantil, o "Pula-pula", este de forma gratuita para a garotada.

Importante ressaltar que para que atingíssemos o sucesso, foi de fundamental importância o apoio dos membros da loja, das nossas samaritanas, bem como, dos nossos colaboradores, tais como: Rede de Supermercado Queiroz, Supermercado Rebouças, Cantina Nova Vida, Maxwell Brindes, Sorvetes Gelice; Clínica Januncio Rocha, ProduSouza, Supermercado Cidade e Oba Restaurante.

Veja Galeria de Fotos da feijoada.

feij.XIX
A nossa área de lazer ficou lotada durante todo o evento.feij.II
O irmão Zé Alves e Linete, grandes colaboradores para o sucesso do evento

Abaixo, Parte das samaritanas. Como têm força essas mulheres!!!

Feij.1
Eliana, Yanna, Jaquilene, Lucia Helena e Graça Victor.feij.III
O grande Tesoureiro Sebastião Miguel (Neto das Malvinas), ao lado das samaritanas, Graça Victor Jaquilene(presidente) e Ceição.feij.IV
Graça Victor, Ceição, Leylany, Jaquilene, Goretti Filgueira e Veridiana Jales.feij.VII
Salizete, a grande samaritana, ladeada pelo Venerável Sebastião Jales e Jaquilene.feij.VIII
Veneráveis de honra, Marcos Filgueira (Loja Jerônimo Rosado)
e Joaquim Raimundo (loja Sebastião Vasconcelos).feij.V
Outro casal sempre presente, Elder Heronildes e Zélia Macêdo Heronildes ao lado do Venerável e esposa.feij.VI
A Samaritana Glória, Esposa do Valoroso Irmão Edvaldo Ferreira, na ocasião, recebendo o prêmio (Uma TV de 21 Pol. Marca LG), das mãos do Venerável e Esposa.

Além das pessoas que ilustram fotograficamente esse espaço, muitas outras pessoas foram de suma importância para o nosso sucesso. Parabéns a todos e a todas.

Com o sucesso da feijoada, e o fortalecimento das nossas energias, nos resta, doravante, colocar em prática o nosso objetivo principal que motivou a realização do evento, qual seja, a prática da FILANTROPIA, de forma que possamos ajudar as pessoas menos favorecidas.

MÊS DE AGOSTO DE 2009.

O mês de agosto foi bastante festivo na Loja Jerônimo Rosado. logo no início do mês foi comemorado o dia dos pais em sessão conjunta com a nossa co-irmã Loja Sebastião Vasconcelos, fato ocorrido no dia 13. Na ocasião foi servido um jantar de adesão, com uma participação bastante elevada de irmãos.
dp1
Venerável Sebastião Jales e Jaquilene Jales presidente do Clube de Samaritanas Francisca Vasconcelos ao lado do casal Geraldo Maia e esposa.

dp2
Venerável Mestre da Loja Sebastião Vasconcelos, Adauto Vasconcelos e sua esposa, Inessa Linhares, presidente do Clube de Samaritana Zélia Macêdo Heronildes.dp3
Momento em que era servido o Jantar.

As nossas cunhadas Samaritanas fizeram apresentação de um vídeo contendo uma linda mensagem dirigida aos pais, bem como, presentearam a todos os pais maçons com um belo chaveiro personalizado com a logomarca da loja e o nome do irmão gravado.

Ante tão honrosa homenagem só nos resta, na condição de pais e maçons, agradecer a homenagem que nos foi prestada. nosso muito obrigado.

DIA DO MAÇOM E ANIVERSÁRIO DA LOJA.

O Loja Jerônimo Rosado comemorou no dia 27 de agosto mais um aniversário de sua fundação. Desta feita, a data alusiva ao seu 32º aniversário. Na ocasião foi realizada uma sessão ordinária no gráu de aprendiz, porém com um riquíssimo tempo de estudo preenchido pelo Valoroso Irmão José Anizio. Na referida Sessão o palestrante surpreendeu a todos e, principalmente ao nosso Venerável de honra convidando-o a assumir uma vaga na Academia de Letras e Artes Maçonica do Grande Oriente do Brasil, fato este que proporcionou bastante alegria a todos os obreiros da Loja Jerônimo Rosado, eis que se trata de uma pessoa de grande conhecimento maçonico, um estudioso e maçom vibrante. Parabéns O Irmão Marcos Filgueira e a Loja Jerônimo Rosado. Voltamos com maiores informações sobre a posse.

Ainda no mês de agosto, especificamente no dia 20, dia nacional do maçom, uma caravana de obreiros da loja Jerônimo Rosado se fizeram presente a solenidade comemorativa a tão honrosa data, realizada na Capital do Estado, Natal. A sessão comemorativa ocorreu na sede da Academia norteriograndense de Letras e foi de forma conjunta, O GOB, GOIERN E GLERN. Na oportunidade foi conferida comenda do mérito ao tratado de amizade a Senadora da República, (mossoroense), Dra. Rosalba Ciarline Rosado. Ante o amplo serviço prestado à maçonaria, em especial a maçonaria mossoroense, não poderíamos deixar de comparecer a tal evento.
Na ocasião estiveram presentes os seguintes Irmãos: Venerável Mestre Sebastião Jales e Lira, O Coordenador da 2ª Região, Ir.: Nelson Lucas Pires, o Grande Secretário de Educação do GOB-RN, Ir.: Edvaldo Ferreira Santos, e ainda o Ir.: Luiz Soares Filho (secretário da Loja) e o Ir.: Antônio Andrade de Freitas. Segue abaixo registro fotográfico do evento.

MÊS DE SETEMBRO DE 2009

No mês de setembro de 2009, a loja Maçonica Jerônimo Rosado teve dois momentos de suma importãncia.

Na noite de sexta-feira, 18 de setembro, a Academia de Artes, Ciências e Letras do Grande Oriente do Brasil realizou Solene Sessão de Instalação e Posse de seus acadêmicos. O evento ocorreu no auditório Álvaro Palmeira, na sede do Poder Central.
O Presidente da Academia, comendador, Irmão Hermes Elias de Moura, recebeu do Irmão Fagundes a estola e a jóia da posse simbólica, no qual sentiu-se honrado pelo momento.
A mesa diretora da Sessão foi composta pelos referidos Irmãos, além do Soberano Irmão Marcos Jose da Silva, Dorival Lourenço da cunha, 2º presidente do tribunal maçônico do GOB, Eminente Irmão Anísio de Araújo, presidente da academia municipalista metropolitana de letras de fortaleza; João Francisco Guimarães, tesoureiro da Academia Maçônica de Letras e Juvenal Antunes Ferreira, secretario da Arcad.
Após o hino nacional, a palavra fora concedida ao presidente Hermes, quando deu posse aos novos acadêmicos, Irmãos Fagundes de Oliveira, Innocêncio Viégas, João F. Guimarães, José Luiz de Moura Pereira, Marcos José da Silva, José Odair Pereira Diniz, Juvenal Antunes Pereira, João Bosco Ferreira Lima, Marcos Antônio Filgueiras, Dorival Lourenço da Cunha, João Leudo Chaves, José Anízio de Araújo e Roberto Rocha de Araújo e depois de seus nomes citados, receberam suas estolas, jóias e fizeram o juramento.
pos.m
O Irmão Marcos Filgueira apresenta-se como o primeiro da fila superior lado esquerdo da tela.

O tesoureiro da Academia, João Guimarães fez pronunciamento em nome de todos os acadêmicos. O Irmão Hermes agradeceu aos presentes, acadêmicos e o Soberano Irmão Marcos José da Silva encerrou os trabalhos.
Assessoria de Comunicação
Sec:. Geral de Comunicação e Informática

NOITE DA CULTURA

Ainda no mês de setembro, dia 24 a loja viveu mais uma noite histórica, realizando a 35ª Noite da Cultura e 20ª Sessão Magna Branca em homenagem ao Prof. Vingt-un Rosado.
nc1
Venerável Mestre Sebastião Jales de Lira, a sua Direita a Sra, Clézia Barreto representando a prefeita Fafá Rosado e a sua esquerda a Palestrante Senadora Rosalba Carline e o Dep. Federal Betinho Rosado.

As dependencias do Templo ficaram completamente tomadas de maçons, samaritanas e convidados. Na ocasião foi palestrante a Senadora Dra. Rosalba Ciarline. foram homenageados, além do Prof. Vintg-un (in memorian), o Maçon Marcos Filgueira e a Sra Edy Lima Moura com a medalha "Sebastião Vascocelos dos Santos" pelos relevantes seviços prestados à maçonaria e a comunidade, respectivamente.
nc7
momento da entrada do Pavilhão Nacional.

nc2
Coluna da Beleza, literalmente preenchida por nossas samaritanas, sobrinhas, filhas de jó e convidadas.nc4
Coluna da Força, lotada com maçons, demolays e convidadosnc3
Irmão Luiz Soares e a Sra. Edy Lima Mouracn10
Irmão Joaquim Raimundo entregando a medalha "Sebastião Vasconcelos dos Santos" para o Irmão Marcos Antônio Filgueira.

Durante a sessão teve ainda a Entrega de premiação aos vencedores do Concurso literário (Redação) promovido pela Loja Jerônimo Rosado e pela rede municipal de ensino.

nc11 nc12

Outra novidade que agradou a todos os presentes foi a inclusão de apresentações culturais dentro do templo durante a Sessão. Primeiro, os Jovens demolays, Ciro Carlos e Vinicius do Capítulo Príncipe do Oeste executaram o Hino Nacional para a saudação ao pavilhão nacional com suas guitarras, e, ainda houve a apresentção dos violonistas clássicos Denilson e Guido, do grupo Ecoarte, tendo sido bastante aplaudidos.
nc5
Músicos Denilson e Guido do grupo ecoarte.

nc6
Irmão orador José Gilberto e o Irmão porta bandeira, Antônio Andrade, no encerramento da Sessão, e abaixo a guarda de honra ao pavilhão nacional, formada pelos irmãos Marcelo Hollanda, 2º Diácono, Giovane Andrade, mestre de cerimônias ao centro e Fhabiano Santos, Irmão da Loja Amâncio Dantas, funcionando na ocasião como 1º Diácono.
nc9

Após o encerramento da Sessão, ato contínuo, foi inaugurada a Galeria de Presidentes do Clube de Samaritanas Francisca Vasconcelos, e servido um coquetel a todos os convidados.
Maiores informações sobre a inauguração da galeria e a recepção oferecida aos nossos convidados, visite a página: fraternidadefvasconcelos.wikidot.com

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 License.